Não julgue pela capa, ou melhor, pelo personagem

Foto: Divulgação/Mixme

Essa semana a cantora Sia divulgou seu mais novo trabalho (Elastic Heart) com um clipe, que conta com a participação da Maddie Ziegler, uma garotinha de 12 anos que é uma ótima dançarina e encanta qualquer pessoa com a facilidade que ela movimenta o corpo, e nada mais nada menos do que um homem, Shia LaBeouf, ator polêmico por interpretar Jerôme, personagem bruto e mau caráter, do filme Ninfomaníaca.

Os dois enfrentam uma luta na jaula em forma de dança, o que gerou polêmica por muita gente achar que o vídeo se tratava de pedofilia. Claro que as pessoas iriam achar isso, a própria Sia se desculpou por ter passado essa impressão, então a carapuça serviu.  Mas bastou eu assistir o vídeo apenas uma vez, ler alguns comentários negativos e positivos e ver o que a letra dizia, para ter uma opinião totalmente contrária do que estão falando por aí. Primeiro vamos analisar o vídeo.

A dançarina Maddie já é conhecida por fazer outros vídeos de sucesso da cantora australiana, então não poderia ser qualquer criança ali, já que outra dançarina não passaria a mesma emoção, mas talvez um Brad Pitt no lugar de Shia não causaria tanta polêmica, até porque não dá para negar que a primeira coisa que a maioria notou ao ver o vídeo foi: OLHA, ESSE É O CARA QUE FAZ AQUELAS CENAS DE SEXO NO FILME NINFOMANÍACA (nessas horas ninguém lembra que ele também participou dos três filmes de Transformers). .

Claro que a reação mais natural foi chocar-se com o envolvimento dos dois no vídeo, presos em uma jaula, com roupas cor de pele. Tinham momentos que ele parecia correr atrás dela, em outros ela tentava ajudá-lo e até o abraçava, e não correr assustada, pois sempre que ele tentava se aproximar da menina, ela se defendia, o que já rebate quaisquer críticas sobre pedofilia né, porque a pedofilia de verdade não existe pudor nem censura, muito menos limite. Mas não dá para culpar 100% todo mundo que não gostou do vídeo, porque a realidade é muito cruel e as vezes fica difícil separar, então as coisas acabam se misturando.

Todavia, já podem parar com a hipocrisia né minha gente, porque existe uma diferença muito grande em demonstrar sentimentos através da arte de dançar, e sobre um conteúdo ofensivo que faz apologia à pedofilia. Até os vídeos da Lady Gaga são mais polêmicos do que esse e ninguém critica nada, mas a realidade é que a perversidade existe na cabeça de quem cria, porque eu aposto que se perguntasse a uma criança o que ela achou do vídeo, a resposta seria tão inocente como o real foco do assunto que o vídeo quis mostrar (na verdade ela ia falar que não entendeu, porque é preciso ter uma mente mais formada para entender o vídeo).

Também vale lembrar que Shia LaBeouf não é o Jerôme do filme, o que torna ele um homem qualquer, que no final do vídeo não consegue ser libertado da jaula, que o torna escravo dos sentimentos que não conseguiu se libertar (e olha que a garotinha fez de tudo para ajudar). Concluímos que os dois personagens representaram um lado da cantora querendo se libertar, e outro insistindo em ficar preso, como a própria Sia disse. Pronto acabou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaram? Deixem um comentário :)