Melhores livros que li em 2014


Primeiro post do ano (demorei pra voltar, eu sei, quase fico em 2014 de tão bom que foi) e resolvi falar sobre os livros que devorei ano passado. Confesso que 34 foi a maior meta que alcancei até hoje, e claro que pretendo subir esse número em 2015.

Como são muitos, vou falar nesse post um pouco sobre os 5 melhores que li, mas vocês podem me acompanhar no meu perfil do Skoob clicando AQUI, lá eu compartilho minhas leituras, livros que tenho, livros que desejo e muito mais. Ps. Minha opinião sobre os livros podem conter spoilers.



1. A Noite das Bruxas (Agatha Christie)

Sinopse: Durante os preparativos de uma festa de Halloween, na pacata cidadezinha inglesa de Woodleigh Common, a adolescente Joyce Reynolds vangloria-se de ter, certa vez, presenciado um assassinato, sem citar nomes. Ninguém acredita na história, pois a menina era famosa por suas mentiras. Por coincidência ou não, a jovem é morta na mesma noite, durante a festa. Chocada com o terrível crime, uma das convidadas, a escritora Ariadne Oliver, pede ao famoso detetive Hercule Poirot, seu amigo, que descubra quem é o assassino. (skoob)

Autora consagrada pelos seus livros criminais de sucessos, e com certeza uma das minhas preferidas. Infelizmente, não possuo esse livro, já que peguei emprestado na biblioteca da minha faculdade e li em menos de uma semana. Engraçado que eu tinha um monte de livros na fila, e como se não bastasse, ainda fui atrás de outro (quem entender uma compulsiva por livros?!)
O livro me prendeu do começo ao fim, e eu praticamente devorava as páginas para descobrir logo quem era o culpado ou culpada pela morte da Joyce. Tudo flui com tanta naturalidade nessa história, que ao chegar no final eu me pergunto "como deixei escapar esse detalhe? Estava tão na cara..."
Meu sonho é fazer uma coleção de livros dessa autora, merece o topo dessa lista 


2. Armagedom (Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins)

Sinopse: É chegado o momento para o qual todos se prepararam, a Batalha do Armagedom. As armas do mundo todo se encaminham ao Monte Megido no Vale do Armagedom no crucial momento para o qual todas as eras se convergem. Nicolae Carpathia, o Anticristo, desesperado intensifica como nunca a perseguição aos que não aceitaram sua marca e se recusaram a adorá-lo, e muitos são mortos em razão de sua fé. O Comando Tribulação sacrifica tudo nesta última batalha, a apenas algumas horas, senão minutos, antes do Glorioso Aparecimento. (skoob)

Sabe aquele livro que só de olhar a capa você já sabe que é chato? Pois fui enganada por esse livro, onde eu achava que ia largar de primeiro momento, e que não me faltou vontade, pois nos primeiros capítulos ele detalha muito a vida e sobre os personagens de cada um, o que torna a leitura um pouco exaustiva, mas depois você não quer mais parar de ler. Os personagens são inteligentes, corajosos e lutam pela sobrevivência, sem perder a fé em Deus. E esse nem é o primeiro volume da série "Deixados para trás", e sim o 11º (haja história para contar) mas como comecei esse e gostei muito, pretendo adquirir os outros em breve. O que mais me prendeu no livro foi ver a coragem da minha personagem preferida do livro, Chloe Steele, sendo morta na guilhotina pela GC, porque outra pessoa em seu lugar se desesperaria ou clamaria pela vida, mas ela não, continuou firme e forte, e morreu com fé e dignidade.


3. Samuel Wainer - Minha Razão de Viver (Augusto Nunes)

Sinopse: "Não sei de nenhum outro jornalista, de nenhum outro cidadão que fosse um brasileiro tão completamente brasileiro na maneira de reagir, de sentir, de viver, de amar, de ser, quanto Samuel Wainer, menino do Bom Retiro que se fez, à custa do próprio esforço, uma das maiores figuras intelectuais de nossa Pátria, um mestre. Sua vida teve o fulgor de estrela a iluminar os caminhos do Brasil. Nossa guerra continua, a memória de Samuel Wainer é uma arma do povo." Jorge Amado. (skoob)

Esse é o tipo de livro que você não vê em uma livraria e leva porque ouviu falar que era bom, ou porque a capa era linda, mas no meu caso foi leitura obrigatória da faculdade. E claro que amei, e me surpreendi por ele ser tão bom. Um biografia que eu leria mais de uma vez, Samuel Wainer foi um jornalista de inspiração para muitos hoje, e principalmente eu. Tentou seguir com a ética no seu trabalho praticamente a vida toda, mas em algumas horas ele tinha que ser mais esperto que o inimigo, e jogar com ele. Um jeito fácil de aprender de uma vez por todas sobre a Era Vargas, Getúlio, ditadura, censura etc etc é lendo esse livro. Parece mais um livro de colorir comparado ao livros de história.


4. O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. (skoob)

Pensei em desistir de ler o livro várias vezes, mas eu vi tanta gente dizendo que o livro era bom que eu queria provar isso a mim mesmo. E provei, porque a história é instigante, confusa mas interessante. O leitor que estiver com pressa, é melhor nem se arriscar a ler, já que a leitura requer um pouco de atenção, primeiramente por ser uma obra antiga (1939), segundo que os personagens criam vínculos um com outro tão confusos, que você precisa voltar pra ler de novo. Gosto de desafios, e esse foi um dos que encarei ano passado, um romance completamente bizarro, mas verdadeiro.


5. Esc@ndalo (Therese Fowler)

Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto quando o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha.

Nem precisa dizer que comprei o livro por causa da história, e eu o li em janeiro do ano passado. Que loucura esse conto, um típico romance nos dias de hoje, que envolve sentimentos, desejos e tecnologia ao seu favor. A autora ainda revela que a história foi baseada em fatos reais, e que isso aconteceu com seu filho, e chocada diante da situação que o mesmo se encontrava, resolveu fazer um livro quase que explicativo, para quebrar esse tabu que muitos pais tem hoje em dia. As vezes um motivo nem tão grave assim, acaba tornando-se algo terrível, mas o amor sempre vence, como assim aconteceu na vida e no livro.


Foi difícil escolher 5 entre os 34 que li, mas acredito que esses foram os melhores dos melhores. Ainda não sei qual meta será esse ano, nem os livros que pretendo ler, mas por enquanto penso em ler os que comprei na blackfriday, e estou pensando sinceramente nas tags que estão rolando em outros blogs por aí, sobre o desafios dos livros. São tantos que não sei o que fazer, mas se eu me decidir por algum venho correndo contar.

Feliz ano novo galera, e boa leitura!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaram? Deixem um comentário :)