Alguns erros de português mais cometidos na internet

Gente, eu sei que no mundo virtual o lema é "tecer" com abreviaturas, com poucas palavras e objetividade, isso eu concordo, portanto se quisermos usar essa linguagem mais informal, devemos pelo menos saber usá-las sem "aleijar" o português. Veja os erros mais cometidos por nós, internautas, que o site da revista Todateen listou. (texto modificado)


01 – agente ≠ a gente
AGENTE federal – agente (escrito junto). Quando você quiser usar o “a gente” no lugar do “nós”, deve escrever separado – A GENTE.

02 – fasso
Não existe “fasso”, nem “faso”. O correto é “FAÇO”, com “ç”. É uma flexão do verbo “fazer” – “eu faço”.

03 – mais ≠ mas
O “mais” com “i” é igual o +. Ou seja, tem sempre o significado de quantidade (adição). Já o “mas” (sem “i”), é uma conjunção com significado de oposição ou restrição.

Exemplos:
- Quanto MAIS eu converso com o Pedro, MAIS eu fico apaixonada.
- Quero ir à festa de sábado, MAS minha mãe não deixa.

04 – concerteza
O correto é COM CERTEZA, escrito de forma separada e com a letra “m” e não “n”.

05 – mim ajuda
Isso é um grande erro. ME ajuda. ME diga. ME faça um favor. O certo é usar o ME, pois nunca se usa o pronome "mim" antes de qualquer verbo. EU faço. EU vou. EU digo. 

06 – menas ≠ menos e meia ≠ meio
O "MENOS" é um advérbio que não sofre flexão de gênero, ou seja, nunca passa para o feminino. Assim, o correto é MENOS gente, MENOS pessoas, MENOS chances, MENOS ansiosa.

MEIO também é uma palavra invariável quando usado como advérbio. MEIO = um pouco, mais ou menos. Já a palavra MEIA tem o sentido de metade (numeral). Olha os exemplos:
“Fiquei MEIO triste porque minha amiga se esqueceu do meu niver” (meio triste = um pouco triste).
“Vamos ao cinema às nove e meia da noite” (nove horas + meia hora = nove e meia).

07 – em baixo ≠ embaixo
As duas formas de escrever existem, mas são usadas com significados diferentes. Geralmente, a forma que mais utilizamos é o EMBAIXO (junto), que funciona como advérbio – embaixo da mesa, embaixo do livro… Tem aquele significado de “sob alguma coisa”. Já o EM BAIXO (separado) é usado quando a palavra “baixo” tem sentido de adjetivo (contrário de alto). Ex: “Ela estava em baixo astral ontem”.

08 – as veses
ÀS VEZES tem crase no “A” e é escrito com “Z” e depois “S”.

09 – nada haver ≠ nada a ver
A expressão correta é NADA A VER, que significa não “ter relação com”. "HAVER" é verbo.

10 – derrepente
DE REPENTE! Essa expressão é uma locução adverbial que nunca se escreve junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaram? Deixem um comentário :)